quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Qual o rumo da GeoTécnologia em seu Estado.


Boa noite a todos, nós que trabalhamos com tecnologia temos sempre a preocupação de prospectar as tendências da nossa profissão. Eu tenho observado muito o cenário da GeoTécnologia em meu estado que é o Estado de MT e estou muito otimista com tudo o que tenho visto.  
O meu cenário pode não refletir o a realidade do país como um todo, pois trabalho no ambiente público e o apoio que o governo do estado deu ao Geoprocessamento nesses últimos anos foi algo que não tinha visto ainda no país.
Com popularidade dos denominados SIGWEB’s  e a evolução dos Softwares livres que hoje já possuem um padrão de qualidade se equiparando em muitos quesitos aos proprietários, faz com que a GeoTécnologia garanta seu espaço, e conquiste uma grande quantidades de usuários.
O interessante é que a tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas de negocio e em diversos cenários.
O que ainda me preocupa um pouco é a questão qualidade dos dados produzidos e a manutenção das bases, que ainda demanda um grande esforço e muitas vezes não extrair-se todo o seu potencial.
Creio que esse seja o nosso próximo desafio, desafio que já começa a ser vencido com a interoperabilidade.

Um comentário:

  1. Iai rubis, passei por aki pra ver como fikou seu blog. Muito interessante o ambiente neh. Espero que dê tudo certo pra vc aki e que vc consiga superar as espectativas ok. Parabéns e akele abraço... t+v...

    ResponderExcluir